top of page

Um Pouquinho da História

      A área que hoje chamamos o “Recanto do Mené” foi comprada no dia 01 de Outubro de 1984 pelo Sr. Franscisco Vaconcelos Menescal, natural de Camocim, Ceará e radicado em Brasilia desde 1964. O seu objetivo era ter um tipo de Recanto onde pudesse passar os fins de semana longe do tumulto da cidade e aonde os seus dez filhos poderiam possivelmente um dia estabelecer moradia. Na época da aquisição, no entanto, a propriedade não tinha a mínima aparência de um “Recanto”. Anos e anos de extração de madeira para produção de carvão pela população local deixaram o terreno totalmente devastado. O Recanto era nada mais nada menos do que um vasto matagal árido sem água, eletricidade ou telefone.

    

15 - Casa no LOTE 3.jpg

​

     Após o falecimento do Sr. Francisco Menescal em 1987, sua viúva, a Sra. Menescal deixou seu confortável apartamento na SQS 208 Sul e resolveu se mudar para o terreno que a partir de então passou a ser chamado de Recanto do Mené. A única estrutura presente era um depósito feito de madeira ao qual foi imediatamente adicionada uma varanda com redes. A partir daí o Recanto do Mené começou a ser desenvolvido com bastante rapidez. Cada passo de progresso no Recanto foi celebrado com grande alegria pela família Menescal, como a chegada de água encanada trazida das nascentes locais, a eletricidade, linhas telefônicas, o muro de 3 metros de altura que hoje cerca todo o condomínio, o portão eletrônico e finalmente a primeira casa do Recanto que em 1990 substituiu o “barraco” que o Sr. Francisco Menescal construiu para deposito e que tinha se tornado a segunda morada de sua viúva. Desde que se mudou para lá em 1987, a Sra. Menescal tem se empenhado com afinco em recuperar a fauna e a flora do Recanto. Isto foi feito através da simples manutenção que promoveu o renascimento do cerrado original. A recuperação do cerrado atraiu de volta os pássaros nativos e algumas espécies de animais como o mico e coati. Hoje, na área verde do condomínio, além de animais e pássaros, pode-se encontrar espécies nativas do cerrado como, por exemplo, o jatobá e o piqui que brotaram naturalmente e outras plantadas como pau-ferro, pau-brasil, Ipê, algodão, etc.

​

      Com o intuito de deixar um patrimônio bem estruturado para gerações futuras a Sra. Menescal tomou a iniciativa de criar o Condomínio Recanto do Mené. O projeto foi aprovado pela Terracap e o Condomínio for registrado em Cartório no dia 05 de Abril de 1989. O Recanto do Mené foi dividido em 14 lotes que passaram a ser propriedade individual de cada um de seus nove filhos através de Contratos de Compromisso de Doação (um dos dez filhos, que seguia os passos do pai como piloto da Forca Aérea, faleceu em acidente de carro aos 22 anos).

​

       O Recanto do Mené é então composto de apenas 14 lotes: 8 lotes de 1.150m2 e 5 lotes de 2.300m2 e um lote de 200m2. Nove dos quatorze lotes do Recanto do Mené ainda são de propriedade dos descendentes diretos do Sr. Francisco Vasconcelos Menescal e da Sra. Myrthes Menescal. Ha, portanto, um interesse mutuo dos proprietários em preservar um ambiente de tranqüilidade e harmonia numa comunidade tão pequena e com laços tão fortes. Ha nove lotes com casas e cinco lotes não construídos.

​

       O Condomínio e sua convenção foram criados de maneira a preservar a flora e fauna nativas através da criação de uma área verde que equivale a aproximadamente 30% do Condomínio. Uma área de 320m² se estende a partir de cada terreno de 1150m² (é uma área correspondente a 640m² se estende no fundo dos terrenos de 2300m²). Esta área verde imediatamente adjacente aos lotes pode ser usufruída pelo proprietário do lote, porém não é permitido qualquer tipo de construção. A área verde total de cerrado constitui aproximadamente 25% do Recanto do Mené. Para assegurar a paz e tranqüilidade de todos os moradores, a convenção do Condomínio não permite a criação de animais de fazenda como galinhas, porcos, cabras, carneiros, etc.

​

       Muros de cimento separando os lotes não são permitidos para evitar a poluição visual de concreto tão comum nos condomínios de Sobradinho. Ao entrar pelo portão do terreno você tem a sua frente um amplo espaço verde aonde os lotes são separados apenas por cerca viva.

​

      Ao longo dos anos a Sra. Menescal cultivou no Recanto varias árvores frutíferas como manga, abacate, tamarindo, siriguela, acerola, limão, graviola, ingá, laranja, etc. Além disso, durante vários anos de sua estadia no Recanto ela colheu deste pedaço de terra tão fértil uma grande variedade de produtos para sua própria subsistência como: morango, uva, café, mandioca, milho, etc. Tudo isto foi feito com muito carinho pela terra, sem utilizar pesticidas ou adubos químicos. Hoje, a matriarca esta aposentada de suas atividades rurais e aos seus 80 anos passa o seu tempo entre o Brasil, Europa e Estados Unidos visitando filhos e netos. O Sr. Francisco e a Sra. Myrthes Menescal nos deixaram um belíssimo legado: o Condomínio Recanto do Mené é uma ilha verde no mar de concreto que hoje abrange Sobradinho com seus inúmeros condomínios.

bottom of page